TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA – TAG

ansiedade

A ansiedade é uma resposta emocional natural a situações estressantes ou desconfortáveis. Entretanto ser extremamente ansioso, incapaz de relaxar ou excessivamente preocupado pode tornar-se um problema. Se a ansiedade ou as preocupações perturbam o seu sono, ou prejudicam as suas atividades diárias, ou se você tem problemas para enfrentar ou preocupa-se excessivamente e incontrolavelmente com uma série de problemas cotidianos, você pode estar sofrendo de transtorno de ansiedade generalizada.
Embora os indivíduos com esse transtorno nem sempre sejam capazes de identificar suas preocupações como “excessivas”, relatam sofrimento devido à constante preocupação, tem dificuldade em controlá-la, apresentando prejuízo no funcionamento social ou ocupacional. A pessoa considera difícil evitar que as preocupações interfiram na atenção a tarefas que precisam ser realizadas e têm dificuldade em parar de se preocupar.
O transtorno de ansiedade generalizada costuma ser crônico, duradouro com pequenos períodos de remissão dos sintomas, mas geralmente leva o paciente a sofrer com o estado de ansiedade elevado durante anos. Pode vir a ceder espontaneamente em alguns casos, mas não há meios de se prever quando isso acontecerá. Não é fácil identificar o Transtorno de Ansiedade Generalizada, confundindo-se facilmente com sintomas encontrados nos outros transtornos de ansiedade. Como o pânico e a fobia social por exemplo, tenham sido descartadas. Há a necessidade de se procurar sempre um especialista quando suspeita-se desse transtorno. Grande parte das pessoas procura clínicos gerais e outros especialistas devido ao comprometimento físico muito freqüente. As manifestações iniciais ocorrem dos 20 aos 35 anos e há uma leve predominância entre mulheres.
Uma das maneiras de diferenciar a ansiedade generalizada da ansiedade normal é através do tempo de duração dos sintomas. A ansiedade normal se restringe a uma determinada situação, e mesmo que uma situação problemática causadora de ansiedade não mude, a pessoa tende a adaptar-se e tolerar melhor a tensão diminuindo o grau de desconforto com o tempo, ainda que a situação permaneça desfavorável. Assim uma pessoa que permaneça apreensiva, tensa, nervosa por um período superior a seis meses, ainda que tenha um motivo para estar ansiosa, começa a ter critérios para diagnóstico de ansiedade generalizada. Uma vez eliminada a ocorrência de outros transtornos mentais assim como eliminada a possibilidade do estado estar sendo causado por alguma substância ou doença física, podemos admitir o diagnóstico de ansiedade generalizada. Respeitadas essas condições os sintomas que precisam estar presentes são:

-Dificuldade para relaxar ou a sensação de que está a ponto de estourar, está no limite do nervosismo
-Cansa-se com facilidade
-Dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos
-Tensão muscular
-Dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório
-O indivíduo pode apresentar um problema de auto-estima, sentindo-se incapaz de executar certas tarefas, principalmente aquelas que visam enfrentar o “perigo temido” que desperta sua ansiedade
-Aumento das chances de desenvolver problemas de saúde como a taquicardia, hipertensão arterial e outros problemas cardiovasculares
-Desencadear o surgimento de transtornos obsessivo-compulsivo, desde hábitos aparente banal como roer unhas a problemas sérios que podem levar a pessoa a afastar-se do convívio social com outras pessoas
-Alterações no comportamento cotidiano, por exemplo, desenvolver a “necessidade” de comer muito mais do que o necessário, o que pode levar a um grande ganho de peso
-Falta de ar, nervosismo, suor excessivo e problemas digestivos (enjôos, prisão de ventre)
-Desenvolvimento de fobias
-Humor bastante instável, podendo sentir-se irritado facilmente
-Submissão ao tabagismo, alcoolismo ou a medicamentos a fim de aliviar seus temores e tensão que sente
-Sentimentos e impulsos autodestrutivos
-Preocupação excessiva
Como se pode perceber, o quadro de sintomas físicos e psicológicos é bastante extenso, mas são nos sintomas psicológicos onde se encontra grande parte do perigo, pois podem ser mais difíceis de serem detectados. Por fim, um critério presente em todos os transtornos mentais é o prejuízo no funcionamento pessoal ou marcante sofrimento. Não podemos considerar os sintomas como suficientes para dar o diagnóstico caso o paciente não tenha seu desempenho pessoal, social e familiar afetados. Na ansiedade generalizada não há crises mas estados permanentes e prolongados de desconforto ansioso. Os pacientes com pânico podem experimentar estados de ansiedade prolongada entre uma crise e outra mas as crises de pânico diferenciam um transtorno do outro.
As medicações como os tranqüilizantes benzodiazepínicos ou a buspirona são eficazes assim como os antidepressivos. É curioso que os antidepressivos sejam eficazes porem empiricamente observamos esse fato: alguns antidepressivos com mais eficácia do que outros. A medicação apenas não trata totalmente o TAG e, em geral, é muito freqüente o retorno dos sintomas após a sua retirada. É fundamental que o paciente modifique a sua forma de lidar com os estressores do dia-a-dia. Diminuir as cobranças sobre si mesmo (“ter que fazer tudo e da melhor forma possível”), repensar a agenda (colocar as tarefas do dia-a-dia de forma organizada e sem atropelos), estabelecer limites mais definidos do tempo e números de obrigações exigidas, fazem parte do tratamento. Respeitar a sua necessidade de sono, ter tempo para as refeições, fazer atividade física regularmente (3 vezes por semana) e reservar tempo para o lazer, são medidas essenciais para abaixar a ansiedade.Terapias também proporcionam bons resultados sendo muitas vezes recomendada a combinação de ambas as técnicas. A terapia cognitivo-comportamental é a que mais vem sendo estudada e apresentado bons resultados.

15 comentários em “TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA – TAG

  1. sofro de tag e não tenho mais uma vida social legal pois passo mal direto , com posso ter um trabalho passando mal sabe la quando, me trato ha quatro anos e nunca tiva melhoras, ou seja sempre assim, a base de rivotil e ansioliticos e andidepressivos, ja estou no fim da minha paciencia e limite, perdi minha familia , minha esposa e filhos, minha esposa porque ao ter relação sexual eu passava mal, e meus filhos porque eu ficava muito irritado e com os nervos na flor da pele, e meu emprego pois passava muito mal tendo que parar o que estava fazendo para tomar rémedio e esperar passar o mal estar.

  2. Sofro de TAG ha anos. Sempre faço tratamento com antidepressivos e rivoltril. Sempre interrompo o tratamento pois nao gosto da idéia de ter que viver tomando remédios. Mas fazem hoje 7 dias que reiniciei meu tratamento. Fui à igreja hoje e o Padre me disse que isto é doença espiritual. Temos que tratá-la de todos os meios possíveis. (remédios, terapias, boa alimentação, bom sono, lazer, reformular nossa maneirra de pensar e encarar a vida com mais leveza e principalmente viver o amor em casa e em Deus) Não é fácil para ninguém. É muito sofrimento, muita luta. Só quem tem isso sabe do que falamos. Mas nao desanimemos, eu creio na reversao deste quadro !

  3. Esse artigo é perfeito parece que estou me descrevendo nas queixas, digo sintomas.
    Só quem sofre com esse problema sabe o quanto é dificil levar uma vida normal.
    Eu sou formada a 7 anos e não posso exercer minha profissão, pois não consigo tirar minha carteira de ordem, não me concentro em uma coisa só,assim não há meios para estudar, nada que me tome muito tempo funciona comigo, estou em tratamento a 8 anos e tenho minhas crises com frequencia,fica muito complicado querer fazer e não ter forças para executar, realmente tudo fica mais dificil para quem sofre de TAG.
    Mas eu não perco as esperanças e tenho certeza que dias melhores virão, a todos que sofrem com essa doença eu digo persista não desista de você, não é fácil mas vamos ser vitoriosos.
    Fiquem em paz.

  4. oi eu já tenho esta doença ja faz um tempo só que antes eu nao sabia que era exatamente TAG hoje eu já sei pois foi diagnosticado pelos medicos o xato e´que é dificil levar a vida adiante tudo pra mim é motivo de preucupação, eu trabalho e sou recepcionista e´muito dificil tem dias que estou bastante irritada e fico xata, isto me causa um sofrimento, me preucupo demais com diversas coisas no geral, sofro muito, tomo remedio melhoro quando tomo meus remedios mas se eu parar ai volta tudo de novo, tipo tá com uns dois dias q acabou ja amanheci ruim hoje, eu fico sempre assim paro e tomo denovo, eu tenho q ir ao psiquiatra mas nao gosto de ir. vou vivendo com a graça de Deus mesmo pois é só nele que eu encontro refugio e segurança, traquilidade.

  5. senti os mesmos sintomas durante sete anos,ia ao psiquiatra,neurologista e me passavam rivotril e antidepressivos, só não consegui tomar os depressivos,pois me deixavam mais acelerado, até que encontrei uma neurologista homeopata, que disse que começaria a minha cura pelo perispírito e que o meu problema tinha muito a ver com minha parte espiritual, por enquanto não pude parar com o rivotril mas na próxima consulta começará a descontinuar, realmente já tive uma melhora bem acentuada, já não tenho crises de pânico e consigo controlar a ansiedade, seguindo o seu conselho procurei um a casa espirita séria e comecei um tratamento espiritual e desenvolvimento espiritual, hoje consigo dormir numa boa, sem sobressaltos durante a noite, estou em tratamento ainda, mas os prognósticos são bem favoráveis

  6. Tenho esse transtorno e não conhecia os sintomas.Essa publicação me ajudou bastante mas verefiquei que minha psicoterapia não está me ajudando no meu tratamento.Gostaria de saber se existem locais no Rio de Janeiro para tratamento.Tenho Fobia Social tb.Ivone Carvalho GomesRJ,03/02/ 2012.

  7. Oi amigos.
    Experimente ir a um centro espirita kardecista.
    Nao importa a sua religião. tenho certeza que a maioria desses “problemas mentais” são de gênero espiritual.
    Nao tem nada a perder. Faça o teste. Leia os livros basicos de kardec. Me ajudaram muito. falaram que tinha mediunidade. Eu nao liguei pra isso. e quase fiquei louco de tanta ansiedade. Comecei a ler. frequentar o centro.
    Ajuda bastante. ainda tenho umas fobias . Mas comparado a 6 meses atras quando começou estou ótimo. só falta a confiança. pq isso tudo é da sua cabeça. é facil falar. na pratica parece impossivel. Mas nao é!
    Estou aos poucos tirando os remedios. Com isso sinto algo mas fraco ainda. Mas nao corro para os remedios.
    Vou acostumando e lhe dando com isso.
    ouça musicas também. Bem relaxantes. Medite em casa. é ótimo!
    Mas leiam o livro dos espiritos,o evangelho segundo o espiritismo, o céu e o inferno e a gênese. Sua mente se expandirá. Leiam mesmo se nao acreditarem no espiritismo. Concerteza os livros vao te prender! eu NUNCA gostei de ler. Comecei a ler “forçado” por causa da minha mediunidade. Minha vida melhorou muito. Eu estava com medo de morrer todos os dias e crises diarias. Com a leitura eu perdi esse pavor de morrer. Sei que a vida continua. Lá vc encontra respostas para tudo. Experimentem. Nao custa nada. Nao to pedindo para serem espiritas. Apenas leia e vai uma vez em uma casa espírita kardecista séria por perto e vai na ajuda fraterna. lá vc fala o que sente. Concerteza vao te ajudar! Fiquem com Deus! E nao desistam! Finalmente reconheceram doenças que são do lado espiritual. A medicina já está trabalhando o lado espiritual também. Isso é uma evolução! Aos poucos essas “doenças da moda” serão combatidas da maneira certa. Paz para todos!

  8. Olá Ivone!!! Conheço somente o NUNAP – Núcleo de Novas Abordagens em Psicoterapia no RJ

  9. Gente, tentei apagar meu comentário anterior mas não consegui então resolvi descrever aqui meu atual quadro de saúde. Como pode-se ler no comentário que fiz anteriomente eu já sofri demais com isso mas hoje graças a Deus não sei o que é isso mais. Eu não bebia nem café, eu me tratava como uma doente. Acho que a ansiedade era uma colega minha que eu fazia questão de lembrar dela todos os dias. Temos que tomar cuidado porque quando nós acreditamos que somos doentes realmente nos tornamos um. Estar doente mas acreditar que por não ter nascido assim não devemos aceitar a doença e dizer isso pra nossa mente que se acostuma em pensar que tá doente. Deus nos fez felizes, livres e saudáveis mas infelizmente a vida, o jeito que vivemos, que pensamos nos modifica aos poucos e quando vemos estamos em estados de vida deploráveis e pior acostumados e achando normal. Digam não pelo amor de Deus. Todos nós temos jeito. Deus é Pai. Pai que ama e que sofre com nossos sofrimentos também. Só que Ele nos deu o livre arbítreo e do mesmo jeito que buscamos o mal precisamos buscar também o bem pra que vivamos felizes. Não tenho mais baixa auto estima, nem ansiedade, nem depressão, sou muito feliz e nem muitas razões humanas para isso eu tenho. Jesus Cristo nos curou e libertou de todos os males lá na sua cruz. O preço do resgate já foi pago. Precisamos acreditar de todo o coração e seguir o caminho que Jesus nos deixou. Ao iniciar o caminho tudo aquilo que está nos impedindo de ter vida em plenitude vai indo embora e nos tornamos mais felizes, saudáveis. Jesus é o único caminho, verdade e a vida. Não há outro. Eu sou a testemunha verdadeira disso. Sou Católica Apostólica Romana praticante. A paz de Jesus a todos…Deus abençoe ! 🙂

  10. Nossaaa Andreia parabens, fico muito feliz que conseguiu ver que as coisas que passam em nossas vidas são para serem resolvidas e não lamentadas!!!

  11. Fui diagnosticada com TAG, estou no inicio do tratamento com um Neurologista. Senti todos os sintomas, horriveis. A pessoa que tem sabe do que estou falando. Estou tomando Zoloft 50mg e rivotril 0,5mg.

  12. Eu sofro de TAG à três anos nunca tomei nenhum tipo de medicamento tenho controlado bastante tenho orado bastante e isso me faz ter mais calma e mandar a ansiedade embora, não que seja o suficiente mas isso me ensinado a manter o controle, manter a calma. Eu tenho essa doênça porque eu sou um cara muito preocupado, eu me preocupo comigo e com toda a minha família e isso tem me sobrecarregado bastante esse é meu grande problema me preocupar, tem pessoas que fumam e bebem para se destrair, relaxar mas não gosto dessas coisas então só me resta manter o AUTOCONTROLE eu tenho que treina mais isso em mim.

  13. Eu descobri que sofro deste mal e lendo o livro AS CARTAS DE CRISTO, descobri o porque e como trabalhar minha mente para eliminá-lo.

    Enquanto vivermos na mentira e não buscarmos a VERDADE infelizmente seremos afetados pela ansiedade.

    Por isso precisamos alertar nossos filhos e netos.

    Leiam o livro AS CARTAS DE CRISTO.

    Podem pensar que é mais uma leitura espiritual, mas só poderão tirar suas conclusões se o lerem. Podem não se conformar, mas pelo menos saberão a VERDADE.

  14. toda humanidade está sofrendo e junta persiste em gemer de dores até agora palavras de un escritor chamado paulo( saulo de tarso) Feliz o côncio de sua necessidade espiritual( jesus cristo) feliz o concio de sua necessidade fisica! (eu mesmo sÔ!! rsrsrs)

  15. Eu afirmo que esta doença é espiritual! Desenvolvi esta doença por conta de um problema emocional que assolou minha vida, achei que ia morrer. As crises aumentavam a cada dia, sou musicista a 16 anos e pela primeira vez deixei de ter vontade de cantar. Ate que me entreguei as leituras dos livros espiritas kardecista, encontrei resposta para todos os problemas que eu estava passando. Percebi que o segredo é o amor , o perdão é respeitar a escolha de outrem pois as pessoas tem o seu livre arbítrio e ninguém muda ninguém, mude vc primeiro se quiser que a sua vida melhore! E tudo que vc plantar vc irá colher, não pense em vingança porque a lei de causa e efeito não falha. Se conheça e mude os hábitos ruim, confia na justiça divina já que a dos homens são realmente falha por darem vazão ao seu egoismo e orgulho. Tudo tem o seu tempo, não se preocupe demasiadamente, tudo isso e muito mais são os causadores do TAG. Boa sorte amigos….eu melhorei 90%

Deixe um comentário